FUSO Tramagal

A fábrica de produção central da FUSO Canter na Europa: a fábrica do Tramagal


Meio século de história, mais de 200.000 veículos produzidos e a espinha dorsal da FUSO na Europa: com os seus mais de 300 colaboradores numa área de 39.900 metros quadrados, a fábrica do Tramagal, situada a cerca de 150 quilómetros a nordeste de Lisboa, produz a FUSO Canter para cerca de 30 países da Europa e para Israel.



 

Desenvolvido no Japão, construído na Europa

 

Cerca de 50 % dos componentes da Canter vêm de mais de 90 fornecedores europeus. A caixa de velocidades de dupla embraiagem automática DUONIC® é uma das principais inovações técnicas da Canter, sendo a primeira caixa de velocidades de dupla embraiagem para camiões ligeiros a nível mundial. Do Japão, a FUSO fornece principalmente peças para a cabina e o quadro, bem como peças do eixo, o volante, o sistema de aquecimento e o ar condicionado e a inovadora caixa de velocidades de dupla embraiagem DUONIC® 2.0.

 

FUSO Canter Werkstatt

 

Produção: estrutura em bruto cuidadosamente executada de forma artesanal

 

A estrutura em bruto da cabina precisamente executada de forma artesanal cria a base para a elevada qualidade da Canter. Todas as chapas para todas as fábricas de produção a nível mundial vêm da fábrica em Kawasaki/Japão. Isto garante, para além de uma produção com custos favoráveis, uma qualidade uniformemente elevada a nível mundial.

 

 

 

 

Montagem: trabalho pormenorizado no exterior e no interior da cabina

 

Na montagem são sucessivamente instalados ou montados as hastes do limpa-vidros, as vedações das janelas, as cablagens, os revestimentos das portas, a unidade de amplificador da força de travagem e os pedais, os revestimentos e o isolamento ou o painel de instrumentos, os vidros, os bancos e os espelhos retrovisores exteriores. Os bancos são previamente montados por um fornecedor num pavilhão adjacente e encaminhados para a produção na sequência exata dos veículos. Depois da montagem, a cabina desloca-se para a linha seguinte para a ligação ao chassi, o chamado casamento.

 

 

Pintura: revestimento KTL de alta qualidade como proteção anticorrosiva

 

90 % de todas as Canter são brancas. Em função das necessidades, podem ser pintadas em outras 86 cores. A base para a elevada qualidade de pintura da Canter é um cuidadoso tratamento prévio na central de KTL (pintura por imersão cataforética). O quadro, que foi sujeito a jateamento e a revestimento pulverizado no tratamento prévio, garante também a melhor proteção anticorrosiva possível.

 

 

 

 

Receção final: controlo cuidadoso de todas as funções

 

Colaboradores especialmente formados verificam todas as funções do novo veículo, desde o motor e a caixa de velocidades, passando pelos sistemas de aquecimento e o ar condicionado, até às escovas dos limpa-vidros. O alinhamento e a luz são ajustados, tal como o velocímetro e o tacógrafo. Faz-se uma última inspeção visual e num pequeno circuito nas instalações da empresa, é depois ainda testado o funcionamento do sistema de travagem antibloqueio.