Desculpe. Não encontramos nada.

  • AS MARCAS FUSO E CANTER.
    PRONTOS PARA HISTÓRIAS DE SUCESSO.

    Surgimento da marca e desenvolvimento da Canter

logo

NOME GRANDE. A MARCA FUSO.

FUSO.
UMA PARTE DA DAIMLER TRUCK AG

A marca FUSO é uma parte fundamental da Daimler Truck AG e, com nove décadas de experiência como fabricante internacional de camiões e autocarros, é conhecida muito para além do Japão. Os veículos comerciais com os três diamantes característicos na grelha do radiador são responsáveis por mais de um terço do volume total de vendas da Daimler Truck AG.

FUSO.
UMA IDEIA CINTILANTE

Em 1932, a Mitsubishi Heavy Industries deu a um dos seus veículos comerciais pesados, um autocarro com a designação modelo B46, pela primeira vez o mome “Fuso”. O termo, que está associado à honra e tradição, remonta à antiga palavra chinesa Fusang, que segundo a tradição se refere a uma árvore sagrada de vida eterna que cresce numa ilha, onde o sol nasce no oriente. Ao mesmo tempo, Fusang pode ser encontrado nos primeiros escritos japoneses, ainda escritos em caracteres chineses, como um nome antigo do Japão, pronunciado “Fuso” em japonês. Nasceu a marca FUSO.

O B46 tinha sete metros de comprimento e podia transportar 38 passageiros. O seu motor a gasolina de 6 cilindros com uma capacidade de 7 litros deu-lhe uma impressionante capacidade de 100 cv. Em Maio de 1932, a Mitsubishi Heavy Industries em Kobe, Japão, pediu aos seus empregados que apresentassem sugestões para um nome melodioso por ocasião da entrega do B46 ao primeiro cliente, o Ministério dos Caminhos-de-Ferro japonês. A escolha recaiu sobre “Fuso”.

A propósito, quando “Fuso” foi proposto num concurso de funcionários, o vencedor recebeu três ienes em dinheiro de prémio, o equivalente a quase 20 kg de arroz na altura. Mas a sua sugestão não lhe trouxe apenas sorte: nas décadas seguintes, Mitsubishi Fuso sempre esteve muito à frente e, de acordo com a procura de transportes durante o boom económico, entrou continuamente no mercado com novos modelos de autocarros e camiões em várias tonelagens. Os veículos gozaram de grande popularidade no Japão e as primeiras exportações bem sucedidas para a América do Sul e mais tarde para quase todo o mundo tornaram a empresa numa instituição permanente na indústria automóvel.

FUSO.
UMA NOVA ERA

Em 2000, a então Daimler-Chrysler AG lançou as bases para uma forte parceria na Ásia ao adquirir 34% das acções da construtora automóvel japonesa Mitsubishi Motors Corporation (MMC). Com o seu extenso portfólio de produtos de camiões e autocarros e a sua enorme presença nos mercados asiáticos de veículos comerciais, a Mitsubishi FUSO foi de grande importância para a estratégia de crescimento global do grupo automóvel alemão.

A divisão de camiões e autocarros foi separada da MMC e a Daimler-Chrysler tornou-se o accionista maioritário da recém-criada Mitsubishi FUSO Truck & Bus Company (MFTBC) com uma participação de 65% já em 2004. Actualmente, a Daimler Truck AG detém quase 90% das acções e a sede da FUSO em Kawasaki, Japão, é não só o centro de competência internacional para o desenvolvimento de veículos comerciais ligeiros dentro do grupo, mas também o centro de desenvolvimento global de novas tecnologias de propulsão.

MOMENTOS EM MOVIMENTO.
OS MARCOS DA CANTER.

MAIS DE 5 MILHÕES DE QUILÓMETROS TOTALMENTE ELÉCTRICOS

O FUSO eCanter, o primeiro camião eléctrico produzido em série e utilização em todo o mundo já provou a sua fiabilidade. Num total de mais de quatro milhões de quilómetros já, ou seja, mais de 100 voltas em todo o mundo. A FUSO celebra este sucesso e volta a comprometer-se com a condução alternativa: a próxima geração do camião ligeiro totalmente eléctrico chegará em 2023.

2022

O NOVO CANTER ESTÁ A CHEGAR

Características de segurança convincentes, maior conforto e um design atraente e moderno – a partir de Agosto deste ano, a última geração pode ser encomendada através da rede europeia de concessionários Mercedes-Benz. Entre outras coisas, o Sideguard Assist está agora disponível para esta série de modelos e todos os motores cumprem agora as mais elevadas normas de emissões da UE da norma EURO VI (Step-E).

2021

O MAIOR CONTRATO DE FROTA PARA DAIMLER TRUCKS

A FUSO recebe a maior encomenda de frota de camiões eléctricos da história da Daimler Trucks. O eCanter convenceu a DB Schenker no teste prático. A empresa internacional de logística encomendou mais 36 veículos. Um sinal forte para a estratégia de sustentabilidade da entrega sem emissões na última milha e a parceria pioneira entre as duas empresas.

2020

FUSO eCANTER NA PRÁTICA

Após o lançamento UE em Berlim, o eCanter, que é produzido em pequenas séries, está agora também em circulação nos Países Baixos, Grã-Bretanha e Portugal, entre outros países. Um total de 46 veículos estão a ser diariamente usados regularmente por clientes com várias aplicações de transporte. A experiência e as impressões obtidas com a utilização prática são directamente incorporadas no desenvolvimento futuro do camião ligeiro eléctrico.

2018

O PRIMEIRO CAMIÃO ELÉCTRICO EM PRODUÇÃO EM SÉRIE

O FUSO eCanter é o primeiro camião totalmente eléctrico de sempre a entrar em produção em série. Em Julho, o arranque da linha de montagem é celebrado na fábrica no Tramagal, em Portugal. Em Dezembro, os primeiros 14 veículos na Europa foram entregues às quatro principais empresas internacionais de logística DHL, DB Schenker, Rhenus e Dachser em Berlim.

2017

O CANTER AGORA COM ESTRUTURAS DE FÁBRICA

A FUSO oferece agora o seu camião ligeiro compacto com plataforma e estruturas basculantes em diferentes variantes directamente da fábrica. Desenvolvidos e testados pela FUSO, representam a máxima qualidade como um conceito de veículo completo.

2016

CANTER E-CELL ABRE O CAMINHO PARA O eCANTER

Depois de testes bem sucedidos com os primeiros clientes em Portugal, a variante E-CELL está também a chegar à Alemanha. A cidade de Estugarda está a integrar doze dos camiões de 6 toneladas isentos de emissões locais nas suas operações municipais, e outro veículo está a ser utilizado pelo fornecedor de serviços de encomendas Hermes. Sendo o primeiro camião ligeiro puramente eléctrico, o modelo E-CELL já fez mais de 150.000 quilómetros de teste da frota. O protótipo do actual eCanter pode ser visto no IAA em Hanover no mesmo ano.

2016

INÍCIO DO PROJECTO-PILOTO E-CELL CANTER

O modelo E-CELL entra no seu primeiro teste de frota em Portugal como uma pequena série. Oito clientes estão a ganhar experiência com o camião de 6 toneladas puramente eléctrico com caixa e estrutura de plataforma durante um ano. O teste destina-se a determinar as indicações para o alcance e a aptidão prática de um camião eléctrico em série.

2014

CANTER 4X4 E CANTER EcoHybrid NA EUROPA

Novas adições ao portfólio para o mercado europeu são uma versão 4×4 com tracção integral e uma versão EcoHybrid baseada no modelo TF. Com a crescente variedade de variantes, o camião ligeiro compacto satisfaz cada vez mais todos os requisitos dos clientes.

2012

DUONIC® É UMA ESTREIA MUNDIAL NO SECTOR DOS CAMIÕES LIGEIROS

Com TF chega ao mercado a próxima geração. A tecnologia e a aparência foram completamente revistas. Uma das novas características é a estrutura muito fácil de montar, pela qual o Canter é hoje conhecido. Além disso, a FUSO oferece-o agora com o sistema DUONIC®, que foi desenvolvido internamente. Isto faz com que seja o primeiro camião ligeiro do mundo a ter uma caixa automática de dupla embraiagem.

2011

FUSO APRESENTA O CANTER E-CELL

Na Feira Internacional de Veículos Comerciais IAA em Hanover, a FUSO exibe um primeiro veículo conceptual de um Canter puramente eléctrico. O Canter E-CELL está a causar agitação porque está totalmente funcional e pronto a conduzir em termos técnicos.

2010

BlueTEC® NA NOVA GERAÇÃO DE MOTORES PELA PRIMEIRA VEZ

O TD recebe uma actualização do motor em conformidade com as mais recentes normas EEV e todos os modelos cumprem agora a norma EURO V. A variante de 175 cv está agora equipada com a tecnologia BlueTec® desenvolvida pela Daimler.

2009

SÉRIES COMPLETAMENTE NOVAS PARA A EUROPA

Com o modelo TD, o camião ligeiro chega finalmente ao mercado europeu. Está completamente redesenhado e traz melhorias significativas em termos de confiança, funcionalidade, economia, variabilidade e, acima de tudo, segurança e conforto. A quantidade de espaço na cabina é agora tão grande como a do antigo Sprinter. Há um novo compartimento de arrumações por cima do pára-brisas e a alavanca das mudanças está localizada pela primeira vez no tablier. A passagem livre é uma novidade nesta classe.

2005

FUSO NA MERCEDES-BENZ

Após a aquisição de acções pela Daimler-Chrysler, a FUSO obtém pela primeira vez uma organização central de vendas alemã com sede em Estugarda. Sob a designação Canter TB, os modelos FE7 e FE8 são os primeiros camiões ligeiros da marca, que os clientes podem agora comprar em concessionários seleccionados da Mercedes-Benz.

2002

NOVO VISUAL E MOTORES EURO III

A série FE7 é o resultado de uma actualização do modelo. Mudanças extensivas no design, por exemplo na grelha do radiador e nos faróis, dão-lhe um novo aspecto. Também recebe uma nova geração de motores que cumprem a norma de emissões EURO III válida na Europa. Além disso, o ABS é agora padrão na maioria dos modelos.

2001

FUSO MOSTRA O PRIMEIRO CANTER EcoHybrid

A apresentação de um primeiro veículo conceptual EcoHybrid marca o início da excepcional e pioneira competência de investigação e desenvolvimento no domínio dos sistemas de condução alternativos, mesmo nesta fase inicial.

1995

TRÊS DÉCADAS DE CANTER

A sexta geração do camião ligeiro vem mesmo a tempo para o 30º aniversário. Os novos modelos FE5 apresentam cabinas aerodinamicamente optimizadas com linhas fluidas. Com motores de alto desempenho, como o recentemente desenvolvido motor de aspiração natural de 140 cv com injecção directa, o Canter oferece agora a maior potência de deslocação na sua classe de veículos.

1993

TRÊS DIAMANTES COMO MARCA REGISTADA

Sob o lema “Today’s new Canter, loaded for the future”, a Mitsubishi FUSO apresentou os modelos FE3 e FE4. Esta próxima geração recebe um conceito de design completamente renovado e moderno. Pela primeira vez, os três diamantes vermelhos Mitsubishi decoram a frente.

1985

PRIMEIRO CANTER “MADE IN EUROPE”

O FUSO Canter para o mercado europeu está agora a ser fabricado em Portugal. No dia 1 de Fevereiro, o primeiro veículo, um FE1, irá rolar da linha de produção na fábrica central europeia no Tramagal.

1980

O CANTER CONTINUA NO CAMINHO DO SUCESSO

No final da década de 1970, a quota de mercado no Japão cresce para mais de 20 por cento. Este grande sucesso deve-se em parte à introdução das séries de modelos FE1 e FE2 em Outubro de 1978. Agora, para além dos veículos estreitos, existe também uma versão larga com uma carga útil de duas e três toneladas. Um pouco mais tarde, um confortável sistema de direcção assistida foi acrescentado à lista de equipamento.

1978

A VERSATILIDADE DO CANTER AUMENTA

A série T200 recebe extensas alterações a todos os componentes importantes. A frente revista da cabina é visível à primeira vista. Mesmo assim, o camião ligeiro compacto pode servir com uma certa diversidade de variantes, nomeadamente há o T200 com diferentes distâncias entre eixos e alturas de plataforma e agora também como uma variante com uma carga útil de três toneladas.

1973

UM CANTER MAIS INTENSO

Uma série de modelos completamente nova, a série T90, é lançada. Não só o aspecto mudou, como também algo mudou debaixo da cabina: todos os modelos estão agora equipados com motores dinâmicos e potentes (diesel de 75 cv ou gasolina de 90 e 95 cv). Como resultado, o Canter atinge os melhores valores de aceleração e velocidade da sua classe. Isto agrada naturalmente aos compradores – a quota de mercado no Japão duplicou no ano seguinte.

1968

MITSUBISHI APRESENTA O PRIMEIRO CAMIÃO LIGEIRO

Com o T720, a Mitsubishi Nippon Heavy Industries Ltd. apresenta o seu primeiro camião ligeiro. A tracção dianteira compacta de duas toneladas é considerada a versão original do FUSO Canter. Está disponível em várias variantes de estutura e com um motor a gasolina de 90 cv e um motor diesel de 68 cv. O seu nome, Canter é o termo para galope ligeiro, é dado para associar o carácter do veículo à agilidade e resistência de um cavalo.

1963