Desculpe. Não encontramos nada.

  • O FUTURO HOJE. PRIMEIROS eCANTER TOTALMENTE ELÉCTRICOS PARA OS PROFISSIONAIS DA LOGÍSTICA DHL, DB SCHENKER, RHENUS E DACHSER.

O PRIMEIRO FUSO eCANTER PURAMENTE ELÉCTRICO DE PRODUÇÃO EM SÉRIE A ATINGIR AS ESTRADAS DA EUROPA ESTÁ AGORA A SER UTILIZADO PELOS GIGANTES DA LOGÍSTICA DHL, DB SCHENKER, RHENUS E DACHSER.

Localmente livre de emissões e praticamente sem ruído, é assim que se parece o futuro da logística europeia na cidade – e está a começar agora! Pelo menos de acordo com os 14 eCanters FUSO totalmente eléctricos que foram entregues hoje em Berlim às quatro principais empresas de logística internacional Deutsche Post DHL, DB Schenker, o Grupo Rhenus e a Dachser. Isto faz dos eCanter, com um peso bruto de veículo (GVW) de 7,49 toneladas, oficialmente os primeiros camiões produzidos em série, puramente movidos a electricidade para o mercado europeu.

Com os seus eCanter, os clientes recebem um veículo muito prático e amadurezido que já fez mais de 90.000 quilómetros de teste. Para este efeito, foram realizados extensos ensaios em clientes com modelos pré-série em Portugal e na Alemanha entre 2014 e 2017. Os dados, a experiência e os resultados recolhidos nas operações logísticas diárias normais foram incorporados no desenvolvimento da actual versão de pequenas séries do eCanter FUSO. Desde Julho deste ano, a versão com propulsão eléctrica foi totalmente integrada na linha de produção do Canter convencional na fábrica em Tramagal, Portugal. Assim, todas as Canter e eCanter para o mercado europeu são “Made in Europe”.

O USO DE TRAÇÕES ALTERNATIVAS, COMO NO FUSO eCANTER TOTALMENTE ELÉCTRICO, DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DO NOSSO GRUPO, QUE É REDUZIR TODAS AS EMISSÕES LOGISTICAS RELACIONADAS PARA ZERO ATÉ 2050. DHL FREIGHT ESTÁ DETERMINADO A FAZER A SUA PARTE.
Uwe Brinks, CEO DHL Freight

FUSO eCANTER SUBSTITUI OS PREDECESSORES DE TRAÇÃO CONVENCIONAL

Uwe Brinks, CEO da DHL Freight, vê os seis eCanters para o seu grupo como um módulo decisivo: “O uso de trações alternativas, tais como no FUSO eCanter totalmente eléctrico, desempenha um papel importante na realização do nosso objectivo de reduzir para zero todas as emissões relacionadas com a logística até 2050. A DHL Freight está determinada a dar a sua contribuição para isto”.

Dois dos veículos irão, portanto, para a DHL Freight e, no futuro, entregarão cargas pesadas de carga geral, tais como aparelhos eléctricos ou grandes electrodomésticos, a clientes empresariais e particulares nas rotas do interior da cidade para a filial de Berlim.

“Com a ajuda do eCanter, queremos reduzir as emissões e os poluentes atmosféricos locais no nosso tráfego de transitários e assim limitar tanto a nossa própria pegada de CO2 como a dos nossos clientes”, explica Uwe Brinks. Os outros quatro eCanters são também utilizados no centro da cidade de Berlim. Na divisão DHL Paket, asseguram entregas a empresas e a grandes clientes. Não há tratamento especial para os novos camiões eléctricos, mas a DHL planeia integrá-los totalmente no processo operacional e substituir os veículos com motor convencional por eles na respectiva excursão.

O FUSO eCANTER TEM DE PROVAR A SUA APTIDÃO NA FROTA

O seu estatuto de veículo maduro de produção em série facilitou a decisão a favor do FUSO eCanter para a DB Schenker, como Ewald Kaiser, COO DB Schenker AG, descreve: “Na DB Schenker temos trabalhado continuamente durante anos no sentido de nos tornarmos também no principal fornecedor mundial de logística verde para os nossos clientes. A utilização do novo eCanter é, portanto, o próximo passo lógico para expandirmos ainda mais as nossas soluções ambientais existentes no transporte terrestre, de modo a podermos atingir o nosso objectivo de reduzir em 30% a pegada de carbono de toda a nossa cadeia logística”. Por conseguinte, a DB Schenker está a testar os seus três eCanters em detalhe durante os próximos dois anos na logística da cidade, incluindo em Berlim, para a adequação da frota.

O Grupo Rhenus está também a planear utilizar os seus três FUSO eCanter em Berlim. Nicolas Rottmann, Director Executivo da Rhenus Home Delivery, já está ansioso por ver como se portam os camiões elétricos: “Dentro da Rhenus Home Delivery, seguimos uma filosofia empresarial sustentável. Para além da introdução da entrega sem papel, há muito tempo que temos vindo a procurar opções de condução alternativas e amigas do ambiente. O eCanter oferece-nos agora a oportunidade de testar a utilização de veículos eléctricos a bateria na nossa frota”.

Na unidade Home Delivery, os camiões totalmente eléctricos entregarão mobiliário, artigos castanhos e brancos e grande equipamento desportivo no centro da cidade de Berlim. Nicolas Rottmann vê aqui condições ideais para o eCanter: “Devido à curta distância do armazém central em Hoppegarten aos nossos clientes finais, a utilização de um veículo sustentável e totalmente eléctrico na zona urbana de Berlim é uma excelente opção”.

MÓDULO FUSO eCANTER PARA NOVOS CONCEITOS LOGÍSTICOS

Serão entregues mais dois FUSO eCanter a empresas de transporte que trabalham para o fornecedor de logística. “Os veículos são módulos do nosso projecto ‘City Distribution’ e complementam o nosso conceito inovador e sustentável de entrega ao interior das cidades”, explica Stefan Hohm, Director Corporate, Corporate Solutions, Research & Development Dachser SE. “Queremos reunir a melhor mistura de veículos para cada cidade e combinar a frota com micro-ubs em locais do centro da cidade”.

Por esta razão, a tarefa futura dos eCanter é a actividade principal da carga geral na última milha. Por exemplo, entregam paletes de mercadorias industriais quer a pequenos pontos de armazenamento localizados centralmente ou directamente ao cliente. No regresso, recolhem as mercadorias e trazem-nas de volta para as delegações da Dachser.

O FUSO eCANTER VEM COM SERVIÇOS DAIMLER TRUCK

Stefan Hohm também vê o eCanter como a combinação certa de inovação e serviços comprovados: “Escolhemos o FUSO eCanter porque o veículo é o primeiro camião eléctrico a ser produzido em série e dará assim um impulso a toda esta classe de veículos comerciais. Além disso, a Daimler CharterWay é para nós um parceiro de longa data da frota, com quem também podemos contar no que diz respeito à logística da cidade do futuro”.

Tal como com os seus outros camiões Mercedes-Benz, as quatro empresas de logística também podem contar com os serviços e apoio habituais para o seu novo FUSO eCanter. Por exemplo, a implantação do eCanter é feita num aluguer a longo prazo de 24 meses através da Mercedes-Benz CharterWay, os peritos para o negócio de aluguer de veículos comerciais dentro da Daimler AG.

Nos próximos meses, mais de 150 FUSO eCanter adicionais com diferentes variantes de caixa para vários fins serão entregues aos clientes em toda a Europa.