Há um ano e meio que a Flughafen Berlin Brandenburg GmbH aposta na eletromobilidade no quadro da sua estratégia de sustentabilidade para o processamento da sua logística interna de resíduos e eliminação – como se pode ver, é exatamente o trabalho certo para a FUSO eCanter 7C18e.
No ano civil de 2024, 25,5 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto da capital BER. Isto é possível graças a cerca de 20.000 colaboradores, incluindo os cerca de 2.000 colaboradores diretos da Flughafengesellschaft Berlin Brandenburg, abreviada como FBB. “Isto é comparável ao número de habitantes de uma pequena cidade média, que ainda é visitada por mais de duas dúzias de milhões de viajantes”, descreve Artur Heldt, diretor da gestão de resíduos da FBB, com um sorriso de escada. O que também sabe: Onde há pessoas, há lixo. “Chamamos-lhe resíduo, o termo oficial na Lei da Economia Circular. Pois aqui, no BER, temos constantemente novas iniciativas para evitar em todas as áreas, uma separação o mais pura possível e uma reciclagem intensiva sempre antes da eliminação final”, confirma.
Um olhar nos balanços mostra que, durante o referido período, o sector da gestão de resíduos tratou um total de quase 3300 toneladas de resíduos, divididos em 39 espécies designadas por fracções. Uma logística interna sem problemas, flexível, rápida, eficaz e eficiente é imprescindível face a estes números. O facto de funcionar de forma puramente elétrica desde maio de 2024 ainda está em linha com a estratégia de sustentabilidade do aeroporto, a este propósito. “Já estamos habituados à mobilidade elétrica pelo carpool para os colaboradores, por isso, no âmbito de uma nova aquisição de pessoas, pensei que isso também tem de ser possível com um camião elétrico”, recorda Artur Heldt.