Desculpe. Não encontramos nada.

  • EM SÉRIE. FUSO CELEBRA O INÍCIO DA PRODUÇÃO DO NEXT GENERATION eCANTER.

APÓS O ÊXITO DA ESTREIA EUROPEIA DO NEXT GENERATION eCANTER NO OUTONO PASSADO, INICIOU-SE OFICIALMENTE A PRODUÇÃO EM SÉRIE DO CAMIÃO LIGEIRO 100% ELÉTRICO NA EUROPA.

“Com este dia escrevemos um novo capítulo na história da Mitsubishi FUSO Truck Europe. Pois hoje começa a produção em série do Next Generation eCanter”, anuncia Arne Barden, CEO da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), orgulhoso de mais de 100 convidados políticos, económicos e da imprensa. O evento festivo no dia 22 Maio foi o ponto de partida oficial para a segunda geração do eCanter com propulsão totalmente elétrica, a partir de agora produzido para o mercado europeu na fábrica da FUSO em Portugal.

Representando todos os futuros Next Generation eCanter a sair da linha de montagem no Tramagal, um eCanter 4C15e 4,25 azul pomba brilhante rolava sobre o tapete cinzento asfalto entre as duas tribunas dos convidados – sem emissões, mas excecionalmente não silencioso. Isto foi assegurado pelas trovoadas de luz estroboscópica dos representantes dos meios de comunicação social presentes e pelos aplausos entusiasmantes do público.

Com este dia escrevemos um novo capítulo na história da Mitsubishi FUSO Truck Europe. Pois hoje começa a produção em série do Next Generation eCanter.
Arne Barden, CEO da Mitsubishi FUSO Truck Europe

O NEXT GENERATION eCANTER É UM PIONEIRO PARA O TRANSPORTE NEUTRO EM CO2

Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, sublinhou no seu discurso o significado especial que o início da produção do FUSO eCanter tem para o grupo: “A Daimler Truck está empenhada no Acordo de Paris. Queremos levar o transporte sustentável ao sucesso e, até 2039, oferecer nos nossos mercados-chave globais apenas veículos neutros em termos de CO2 durante a condução. Com a nova geração do eCanter tornamos a transição para a mobilidade elétrica particularmente fácil para os nossos clientes. Estamos a dar um importante passo em direção ao transporte neutro em CO2”.

A importância da descarbonização do setor da mobilidade foi abordada também pelo Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o convidado de honra do evento, quando chegou ao microfone. A sociedade não poderia evitar reagir aos desafios das alterações climáticas e da transição energética. Para atingir a neutralidade climática em 2050, não se pode agir de tempos a tempos, mas temos de tomar já hoje as decisões certas para o amanhã. A produção do eCanter 100% elétrico no Tramagal é uma destas ações.

As empresas que utilizam o Next Generation eCanter contribuiriam ativamente para uma menor pegada de CO2 no futuro. Por isso, nos próximos anos, é indispensável uma ampla modernização das frotas existentes, pois as mercadorias têm de continuar a ser transportadas. A este respeito, o Primeiro-ministro acredita que tem um potencial económico significativo, de que a fábrica e a região beneficiarão a longo prazo. Por fim, António Costa felicitou a FUSO e os colaboradores da fábrica pelo início da produção em série e reconheceu também o segundo grande marco que a MFTE pôde celebrar na mesma: A produção de 250 000 Canter desde o início em 1980.

Esta impressionante quantidade e mais de 60 anos de experiência na construção do Canter são para a fábrica FUSO mais do que uma base sólida para todos os desafios futuros. No seu discurso, o diretor da fábrica Arne Barden sublinhou o empenho incansável das pessoas no Tramagal, que trabalham lá há décadas e têm uma experiência muito especial. O esforço conjunto de todos permitiu adaptar os processos de produção, para estar agora bem equipado para aumentar o volume do novo eCanter. “Estamos dispostos a fornecer aos nossos clientes os camiões elétricos que necessitam nas próximas décadas, nas quais o mundo se desenvolve mais rapidamente em direção à neutralidade em carbono,” afirma o CEO Arne Barden.

O NEXT GENERATION eCANTER É “MADE IN EUROPE” PARA A EUROPA

As necessidades concretas dos clientes também foram as que caracterizaram o Next Generation eCanter de forma decisiva. Desde a apresentação da primeira geração do eCanter em 2017, 550 camiões ligeiros de propulsão elétrica a bateria já tinham funcionado em todo o mundo e, em combinação, percorreram mais de oito milhões de quilómetros. A FUSO conseguiu, durante este período, reunir experiências e conhecimentos valiosos que foram integrados no desenvolvimento técnico contínuo do Next Generation eCanter.

Logo na cerimónia de boas-vindas, o Primeiro-Ministro António Costa teve a oportunidade de ver pessoalmente os processos ao longo da linha de produção e alguns dos componentes recentemente desenvolvidos, como a cadeia cinemática, composta por eixo elétrico e motor elétrico, ou os conjuntos de baterias. Enquanto Karl Deppen e Arne Barden o levaram para o local de um dos grandes armazéns de peças numa pequena visita guiada à fábrica, o chefe do governo português aproveitou a oportunidade para cumprimentar colaboradores em estações de trabalho e trocar algumas palavras com eles. Os colaboradores usavam t-shirts com a inscrição “READY TO INNOVATE” para esta ocasião. O lema do dia e uma mensagem clara que a FUSO envia para o mundo com o novo eCanter do Tramagal.

Na Europa, a venda do FUSO Next Generation eCanter começa em 17 países: França, Espanha, Portugal, Itália, Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Eslováquia, Grécia e Polónia.

O INÍCIO OFICIAL DA PRODUÇÃO DO NEXT GENERATION eCANTER FOI BEM-SUCEDIDO

Após a saída simbólica do primeiro novo eCanter, à frente das várias câmaras de televisão das maiores emissoras do país, os convidados do evento foram convidados a apreciar aperitivos e bebidas e também para olharem para o veículo perto. De forma adequada, foi estacionado no meio da zona de catering. Aliás, esta foi concebida com as caixas de transporte dos componentes, que no dia seguinte já seriam instalados em novos eCanter e cuja colocação em funcionamento normalmente se realizaria na área que serviu de local para o evento.

A versatilidade omnipresente de uma Canter, seja elétrica ou não, compensou como sempre, pois graças ao banco duplo para acompanhantes, o Primeiro-ministro António Costa e os seus dois anfitriões Karl Deppen e Arne Barden puderam sentar-se confortavelmente os três na cabina e proporcionaram uma excelente fotografia para os fotógrafos de imprensa presentes. A julgar pelo tempo que o trio permaneceu sentado no veículo e manteve uma animada troca de impressões, a FUSO parece ter sido bem sucedida no arranque oficial da produção da Next Generation eCanter.