file

Canter Eco Hybrid. Mestre da eficiência

A alta tecnologia da Fuso Canter Eco Hybrid protege o meio ambiente e compensa: concebida para o quotidiano – serviço de entregas no centro das cidades e zonas ambientalmente sensíveis –, com um preço de compra atrativo, que pode ser amortizado em poucos anos. Com o seu potente motor elétrico, a Canter não só reduz o consumo de combustível em até 23% durante a condução, como também acumula energia na travagem, levando à poupança de dinheiro e diminuição de emissões.

 

 

Eficiência que compensa.

A Canter Eco Hybrid poupa até 23 por cento de combustível e, com o dispositivo start-stop, arranque puramente elétrico e a caixa de velocidades de dupla embraiagem Duonic (única neste segmento), a Canter Eco Hybrid utiliza uma tecnologia simultaneamente sofisticada e robusta. Com a sua propulsão igualmente pobre em gases de escape e ruídos, é feita à medida do serviço de distribuição em centros urbanos e outras áreas sensíveis em termos de emissões.

 

Produção em série na Europa

A história da Canter Eco Hybrid: em 2012 teve início a produção do novo modelo no Tramagal/Portugal. Com este modelo, a Canter Eco Hybrid é o primeiro veículo comercial pesado de série da sua classe a ser produzido na Europa. A Canter Eco Hybrid baseia-se na experiência aplicada em cerca de 1200 veículos antecessores. Muitos desenvolvimentos em torno da propulsão elétrica, bem como a caixa de velocidades de dupla embraiagem Duonic, única nesta classe, proporcionam uma operação ainda mais económica e ecológica.

 

Baterias potentes com garantia de longa duração

O motor elétrico obtém a sua energia através de baterias de iões de lítio, compostas por nove módulos. Arrefecidas a ar, estão dispostas num recipiente estável, do lado esquerdo, entre os eixos. A capacidade das baterias é de 7,5 Ah e o seu peso é de apenas 63,5 kg.

As baterias de iões de lítio utilizadas não só são leves e potentes, mas também de longa duração. A Fuso garante todos os componentes essenciais da bateria por dez anos. Em cada travagem, as baterias são alimentadas através da conversão da energia de travagem em corrente elétrica.


 

Arranque elétrico reduz o consumo e o ruído

A base da condução da nova Canter Eco Hybrid é um arranque puramente elétrico e, consequentemente, pouco ruidoso. A uma velocidade de cerca de 10 km/h liga-se o motor diesel. Abaixo desta velocidade, funciona ao ralenti para abastecer os componentes auxiliares.

Dependendo  da potência necessária, o motor elétrico apoia o motor diesel na aceleração, mesmo a velocidades superiores. O start-stop desliga o motor diesel durante as paragens do veículo: mais uma medida para reduzir o consumo de combustível e as emissões.

As informações sobre o modo de condução e o estado de carregamento da bateria são transmitidas sempre ao condutor da Canter Eco Hybrid através do display multifunções no painel de instrumentos.

 

Recipiente da bateria resistente a embate lateral a 50 km/h

O desenvolvimento da Canter Eco Hybrid deu enorme importância à segurança. Assim, no caso de um acidente, um sensor de colisão desliga imediatamente toda a tecnologia de alta tensão. O mesmo pode ser feito pelo motorista, premindo um interruptor de desativação de emergência.

Muitos ensaios testaram a propulsão, entre outros factores, em relação às vibrações, à penetração de objetos pontiagudos, ao fogo e mesmo ao efeito da água salgada. O recipiente da bateria superou também uma colisão frontal a 40 km/h e um embate lateral extremo do lado da bateria a 50 km/h.

 

Caixa de velocidades de dupla embraiagem totalmente automática Duonic

A transmissão da Canter Eco Hybrid faz parte das mais marcantes características técnicas da Canter. A caixa de velocidades de dupla embraiagem Duonic é a primeira caixa de velocidades a nível mundial com esta tecnologia num veículo comercial pesado. O conjunto baseia-se numa caixa manual de seis velocidades com duas embraiagens hidráulicas e comando eletrónico. A grande vantagem da caixa de velocidades de dupla embraiagem: durante a condução, a velocidade seguinte já está engrenada, sendo, por isso, acionada de forma extremamente rápida e praticamente sem solavancos, sem perda do fluxo de força. A caixa de velocidades de dupla embraiagem Duonic conjuga o conforto de um conversor automático com a eficiência de uma caixa de velocidades manual.


 

Propulsão híbrida avançada, altamente eficiente

A base para a elevada rentabilidade da Canter Eco Hybrid é a tecnologia híbrida avançada e altamente eficiente. Baseia-se na arquitetura de um híbrido paralelo com o motor elétrico suplementar entre embraiagem e caixa de velocidades, desenvolvido pela Daimler Trucks no seu Global Hybrid Center no Japão. Da Canter com propulsão a diesel convencional vem o turbodiesel de quatro cilindros altamente moderno com 3,0 litros de cilindrada, 110 kW (150 CV) de potência e um binário máximo de 370 Nm às 1320 rpm. Este motor dispõe ainda de uma recirculação dos gases de escape e um filtro de partículas.O motor elétrico da nova Canter Eco Hybrid é um motor síncrono de íman permanente, com uma potência de 40 kW. O binário máximo é de 200 Nm e está totalmente disponível desde o arranque – típico de um motor elétrico. A banda de binário utilizável do motor arrefecido a líquido é claramente superior à anterior. Com uma largura de 110 mm, o motor elétrico prolonga a cadeia cinemática de uma forma pouco significativa.

 

Gigante da carga útil também com propulsão híbrida

Além da sua rentabilidade e ecologia, a Canter Eco Hybrid também se destaca pela sua capacidade de carga.

Apesar do aumento de peso devido à propulsão híbrida, este representa apenas cerca de 150kg, mantendo a carga útil da Canter surpreendentemente alta, mesmo com propulsão híbrida.

Na Europa, o veículo é fornecido com um peso máximo autorizado de 7,5 t, sendo a capacidade de carga do chassi de 4845 kg no máximo, permitindo a Canter Eco Hybrid  destacar-se da maior parte dos veículos comerciais pesados de propulsão convencional desta classe de peso.

Tal como a Canter convencional, o seu robusto quadro do chassi mantem a configuração em escada com matriz de furos uniforme, permitindo diversas tomadas de força e interfaces de fabricantes de carroçarias,  sendo adequada para qualquer tipo de carroçaria.


As vantagens

O que faz da Canter Eco Hybrid o seu veículo:

 
  • Propulsão híbrida potente: Euro VI de 110 kW (150 CV) com motor elétrico de 40 kW
 
  • Até dez anos de garantia para os componentes essenciais da bateria
 
  • Capacidade de carga do chassi até 4,8 t
 
  • Redução do consumo de combustível em até 23 %

 

 

  • Caixa de velocidades de dupla embraiagem DUONIC®, de série, com modo Eco
 
  • Diâmetro de viragem confortável a partir de 12,2 m
 
  • Conforto de condução convincente
 
  • Cockpit de configuração ergonómica e confortável
 
  • Livre circulação nos centros das cidades e em zonas sensíveis em termos ambientais

Todos os modelos do segmento Canter Eco Hybrid

A Canter Eco Hybrid é uma autêntica pioneira:

 

O primeiro camião híbrido produzido em série na Europa, resultado de 20 anos de competência em veículos híbridos. Concebida para o quotidiano – o serviço de entregas no centro das cidades e zonas ambientalmente sensíveis -, com um preço de compra atrativo, que pode ser amortizado em poucos anos. Com o seu potente motor, a Canter não só reduz o consumo de combustível em até 23% durante a condução, como também acumula energia na travagem, permitindo realmente poupar dinheiro e diminuir as emissões. Por apostarmos no futuro, damos dez anos de garantia sobre os componentes essenciais da bateria. Dá valor a um ambiente saudável? Então, comece na sua frota.

 

FUSO Produktbild Canter 7C15 Eco Hybrid

Canter 7C15 Eco Hybrid

  • Cabina Comfort / 3
  • Euro VI de 110 kW (150 CV)
  • Capacidade de carga do chassi: 4790-4805 kg
  • Comprimento da carroçaria: 4985-5725mm

Downloads

Canter Eco Hybrid - Fichas técnicas por modelo